TUDO SOBRE: FILTRO SOLAR

Olá pessoal!

Hoje conversaremos sobre Filtro Solar. Vamos esclarecer algumas dúvidas freqüentes?

Precisa usar filtro todos os dias? Sim, precisa. Sempre digo que não há no mundo melhor creme anti-rugas do que o filtro solar. O uso diário de filtro ajuda a prevenir manchas e rugas. A recomendação é usar diariamente, até mesmo no inverno. Além de aplicar, o correto é reaplicar durante o dia.

Como escolher o filtro? Para peles normais e secas, o mais indicado é o creme, pois adere melhor à pele. Se você tiver pele mista ou oleosa, dê preferência aos filtros em gel ou loção, com a indicação “oil free”. Se você tiver pele clara, prefira o FPS 30. Para fototipos mais sensíveis, recomendo fator 60. Confira o rótulo para ver se o filtro protege contra os raios UVA: o índice vem expresso na sigla PPD, de persistent pigment darkening. O recomendado é que o PPD seja um terço do FPS. Exemplo: com o FPS 30, o PPD deve ser 10.

Ainda posso usar um filtro solar que comprei no verão passado? É comum as pessoas deixarem alguns produtos na casa da praia de um verão para o outro. Se estiverem armazenados dentro de casa e dentro do prazo de validade, não tem problema usar.

Pode base com filtro solar? Sugiro o contrário, ou seja, optar por filtro solar com cor de base, proporcionando beleza com a devida proteção. Com o filtro solar com cor, além de estar protegida da maneira correta, você vai estar maquiada. E além disso, o filtro com cor geralmente protege mais que o filtro sem cor, pois fornece filtros físicos, proporcionando uma proteção extra. Posso colocar filtro solar por cima da maquiagem? Pelo contrário, há uma ordem a ser obedecida: primeiro filtro e depois a maquiagem. Caso a pessoa use hidratante, a ordem fica: hidratante + filtro + maquiagem.

Filtro solar fator 15, 30, 60 protege a mesma coisa? Mito. O filtro solar realmente é numérico. Um mito comum, é a crença de que fator de proteção maior do que 15 não adianta. Por algum motivo, se popularizou a ideia de que fatores de proteção mais altos eram apenas uma questão de rótulo, mas não é verdade. Todos deveriam usar protetor solar com fator de proteção, no mínimo, 30, independente da cor da pele. O que acontece é que, a proteção do 60 não é o dobro do 30 e sim, um pouco maior. Mas este pouco faz diferença, há um aumento na proteção contra os raios ultravioleta A, que são os principais causadores de manchas e rugas.

Qual a quantidade ideal de filtro para realmente proteger? Para facilitar, vou dar uma dica para usar protetor solar na medida certa: uma colher de sobremesa para o rosto, duas colheres de sopa no peito e na barriga e duas nas costas, duas colheres de sopa nas pernas e uma colher de sopa nos braços. Outra fica é apostar em filtros solar em spray para aplicar no couro cabeludo. Ah, e não esquecer das extremidades, como pés e orelhas.

Se eu for passar o dia todo na praia ou na piscina, de quanto em quanto tempo o produto deve ser reaplicado? No mínimo, a cada duas horas. Se for para a água, de hora em hora, depois de secar o corpo com uma toalha, para não comprometer a aderência à pele. É importante associar outras formas de proteção, como chapéus, bonés, guarda-sol – de preferência de lona – e camisetas – de cor escura e de algodão.

Beijos! Dra. Márcia Donadussi

Comments are closed.