MITOS E VERDADES

Maquiagem na praia, pode ou não pode? Pode, mas o foco principal na praia sempre deve ser a proteção. Antes da maquiagem, SEMPRE usar filtro solar. Sempre digo que para prevenção, não há melhor creme do que o filtro solar, pois ele previne que a pele fique com rugas, manchas e, principalmente, câncer de pele.

O que é uma maquiagem inadequada para a praia/piscina? Quais os prejuízos que ela pode trazer para a pele sob o sol forte? Uma maquiagem inadequada é a que não fornece a proteção adequada, ou seja, maquiagem sem uso de filtro solar. Maquiagens pesadas ou oleosas, em clima quente e úmido, podem obstruir os poros, provocando cravos e espinhas.

Pode base com filtro solar? Sugiro o contrário, ou seja, optar por filtro solar com cor de base, proporcionando beleza com a devida proteção.

Pode pó? Pode, até porque ele uniformiza a pele e tira o brilho do filtro que muitas mulheres não acham bonito.

Qual é o rímel mais adequado? Rímel a prova d’água, lembrando que é de mais difícil remoção, sendo assim, precisa ser removido com demaquilante especifico para a área dos olhos, pois se retirar de forma inadequada, pode provocar a queda dos cílios. Também, não recomendo dormir com rímel ou qualquer outro tipo de maquiagem.

E lápis, dá para usar? Sim, dermatologicamente falando, não faz mal algum à pele ao redor dos olhos. Em função do calor, sugiro a prova d’água. 

E corretivo? O corretivo ao sol, também não provoca manchas na área das olheiras. Primeiro passar filtro e depois o corretivo.

Pode usar batom a vontade? Pode, porém a pele dos lábios também é sensível ao sol, então sugiro optar por batom com filtro solar.

Posso colocar filtro solar por cima da maquiagem? Pelo contrário, há uma ordem a ser obedecida: primeiro filtro e depois a maquiagem. Caso a pessoa use hidratante, a ordem fica: hidratante + filtro + maquiagem.

Filtro solar com cor pode ser usado? Totalmente recomendado, porque além de estar protegida da maneira correta, ao mesmo tempo você vai estar maquiada. E além disso, o filtro com cor geralmente protege mais que o filtro sem cor, pois fornece filtros físicos, proporcionando uma proteção extra.

Produtos que dizem nos rótulos “a prova d’água” e “com filtro solar” são confiáveis? Os produtos e filtros solares que são a prova d’água, não quer dizer que mantem 100% a proteção durante todo o tempo, eles também devem ser reaplicados depois de sair da água e a cada duas horas. Quando o rótulo diz “com filtro solar”, temos que estar atentos à qual proteção se refere, ou seja, 15…30…50? Quais raios? Isso é muito relativo. Se a proteção existir, mas for pequena, você vai precisar ainda usar o filtro propriamente dito antes deste produto. Vale lembrar que mesmo estando protegida, o ideal é contar com proteções extras, como chapéu, óculos de sol, roupas com proteção solar, guarda sol…

Como hidratar bem a pele pós sol? O ideal é que sejam usados cremes hidratantes logo após o banho pós sol. Não usar muito sabonete. Optar por água morna para fria. E nunca esquecer da hidratação de dentro para fora, ingerir no mínimo 2 a 3 litros de água por dia, ou água de coco, chás… e evitar bebidas alcoólicas, porque provocam desidratação.

E para a maquiagem da noite no litoral, alguma recomendação especial? Já que a pele foi exposta ao vento e sol durante o dia, é interessante usar hidratante antes da maquiagem.

Mais alguma questão que a senhora considera relevante? Sim, se achares interessante, sugiro outras questões abaixo,com o intuito de esclarecer a população com relação às várias dúvidas que surgem e até, mitos que passam de geração em geração. Informações sobre a saúde e beleza em linguagem simples, com dicas para o dia-a-dia. São elas:

O sol melhora as espinhas? Mito. Apesar de o sol apresentar efeito bactericida em curto prazo, exposições repetidas provocam espessamento da camada de células mortas da pele, o que contribui para a piora da acne, além de poder causar manchas na pele com espinhas.

Botox e preenchimento só podem ser iniciados com 30 anos? Mito. Tudo depende da condição da pele, determinada por fatores genéticos, hábitos de vida e cuidados diários. Quando a pele começa a ficar marcada pelas linhas de expressão mesmo quando o rosto está relaxado, é hora de iniciar os cuidados mais intensos juntamente com os cuidados diários, com o intuito de retardar a formação de rugas.

Lixar os calos vai fazer com que eles desapareçam? Mito. Lixar os calos removerá as células mortas da pele que foram formadas como proteção devido ao atrito com calçados, porém, se o atrito continuar, os calos voltarão. O ideal é evitar, ou minimizar, o uso de calçados que machuquem os pés, hidratá-los bem todas as noites e fazer uso da lixa apenas ocasionalmente.

Filtro solar fator 30 protege a mesma coisa que um filtro solar de 60? Mito. O filtro solar realmente é numérico. O que acontece é que, a proteção do 60 não é o dobro do 30 e sim, um pouco maior. Mas este pouco faz diferença, há um aumento na proteção contra os raios ultravioleta A, que são os principais causadores de manchas e rugas. Além disso, na maioria das vezes, as pessoas passam uma camada mais fina do que o necessário, protegendo menos do que o ideal. Especialmente no verão, quem tem pele mais clara, recomenda-se optar por filtros com proteção a partir de 50. E reaplicar a cada 2 horas.

Tomar sol diretamente é bom para vitamina D? Verdade. O sol faz parte da síntese de vitamina D pelo organismo. O tempo de exposição depende da cor da pele, quanto mais branca, necessita de menos tempo ao sol, 3 minutos já é suficiente. Por incrível que pareça, para fins de tratamento na formação da vitamina D, o recomendado é o sol do meio dia, sem filtro solar, MAS APENAS POR POUCOS MINUTOS, porém, por aumentar o risco de câncer de pele, ao invés de tomar sol, é recomendada a suplementação oral.

Os cremes autobronzeadores fazem mal à pele? Mito. O uso de cremes autobronzeadores são uma forma segura de bronzeado, pois tingem a superfície da pele sem atingir as camadas mais profundas. Seu uso está liberado. Vale lembrar que, autobronzeador é uma coisa, filtro é outra. Mesmo que a pessoa esteja bronzeada de autobronzeador, ela deve usar o filtro solar, para proteger a pele.

Comments are closed.