MD NA MÍDIA

Mais do que uma maneira de disfarçar as imperfeições – afinal, o que são imperfeições?, – a maquiagem pode espelhar as mudanças de comportamento na sociedade. Por exemplo, se agora a palavra é aceitação e vivemos a celebração do natural, a maquiagem reflete isso: base com cobertura leve para não esconder as sardas, séruns iluminadores para uma pele com glow natural e tratamentos para as olheiras dividindo espaço com o corretivo.

– É uma onda que surfa contra a padronização, respeitando as características individuais de cada uma – explica a dermatologista Márcia Donadussi.

Essa produção naturalista já passou pelos principais desfiles nas últimas semanas de moda e também se vê bastante no dia a dia.

–As mulheres estão optando por menos maquiagem. É mais uma make pra embelezar o que já tem de bonito do que uma make transformista, menos é mais – explica a maquiadora Daiane Citolin.

Pegar mais leve na maquiagem é uma oportunidade de prestar mais atenção à própria pele, em vez de disfarçar, tratar e investir em cuidados que não saiam com a água no fim do dia. O mercado acompanha esse movimento – e cada vez mais marcas lançam suas linhas de skin care pensando especialmente nesse público que quer a cútis não apenas bonita, mas também saudável.

A dermatologista Paula Belotti comemora o boom da preocupação com a rotina de cuidados.

– Cuidar da pele desde quando se é jovem é um trabalho de prevenção poderosíssimo. Além disso esse contato direto com seu rosto como ele realmente é auxilia no processo de envelhecimento. Você vai envelhecer com saúde e com beleza, mas também vai saber lidar melhor com esse processo e com as marcas que ele traz. E essa experiência não vem direto com uma aplicação de botox.

Falando em experiência, a rotina de cuidados pode, inclusive, suprir aquele sentimento de autocuidado que temos quando deixamos uns minutinhos da manhã para fazer uma maquiagem elaborada. Porque, às vezes, se arrumar é mais sobre o processo do que sobre o resultado, né?

– O prazer também vem do cuidado e acaba envolvendo várias outras áreas de nossa vida. A gente presta atenção na qualidade do sono, na alimentação, na exposição solar e em outros hábitos também – explica Márcia.

Mais cuidados

Vale lembrar que uma coisa não precisa, necessariamente, estar ligada a outra. A maquiagem é uma forma de expressão e tudo bem querer sair de casa todos os dias com o rosto contornado valorizando as áreas que você mais gosta. Porque no fim, é sempre isso que importa: que você faça o que você mais gosta. Mas as dicas de cuidados valem para todo mundo – porque tirar a make no fim do dia e encontrar seu rosto saudável é bem satisfatório também. Abaixo, reunimos dicas das dermatologistas para uma rotina de cuidados com a pele. Já adiantamos: é bem tranquilo!

Nunca, nunca, nunca deixe de lavar o rosto

E de preferência, duas vezes: pela manhã e pela noite, com sabonetes específicos. Para quem usa maquiagem, esse passo é ainda mais importante: – Sempre depois de usar o demaquilante, você deve lavar o rosto com sabonete. Isso acaba a limpeza e garante que toda a maquiagem seja retirada – explica Paula. E sempre com água fria, que revitaliza a pele e fecha os poros.

Hidrate a pele diariamente

Além de repor a umidade e os nutrientes, a hidratação também ajuda a regular o seu tipo de pele. A derme oleosa produz ainda mais oleosidade quando está desidratada, já que tenta dar conta da falta de água. Na pele seca, é a hidratação constante que vai devolver o viço e ajudar a água a penetrar na pele. Para esse passo, vale saber que existem vários tipos de “veículos”. – A oleosa recebe muito bem os séruns, que tem textura leve e penetram fácil. Já a seca funciona bem com hidratantes em creme, que são mais densos – afirma Marcia.

Esfoliações semanais

Retirar aquela camada de células mortas do seu rosto faz com que os produtinhos penetrem mais fácil e ajam de maneira mais efetiva. A dica das dermatos é realizar o processo pelo menos uma vez por semana – visualize aqui aquele ritual de beleza de final de domingo. Aplique o esfoliante com movimentos circulares na pele, colocando um pouco de pressão. Finalize com água e um sabonete neutro e depois aplique o seu hidratante.

Cuide de sua alimentação

Pouco carboidrato, uma quantidade adequada de proteínas, muita salada e algumas porções de frutas: a maneira como você se alimenta influencia diretamente na aparência da cútis. O uso de probióticos também vem fazendo sucesso entre quem busca uma pele saudável. – Essas bactérias têm ação antiinflamatória que auxiliam em problemas como acnes e rosáceas. Só não vale ter uma dieta rica em açúcar,, que corta a ação antiinflamatória. Tem que ser tudo equilibrado – ensina Márcia.

Insira nutracêuticos na sua rotina

Às vezes a alimentação não dá conta de todos os nutrientes que você precisa e uma dica de Marcia é apostar nos nutracêuticos, que são uma combinação de nutrientes e farmacêuticos. – Essas substâncias dão um boom de vitaminas e minerais no seu organismo. Até mesmo o colágeno, que garante firmeza para a pele, pode ser consumido dessa forma – explica.

Use protetor solar todos os dias

Se existisse um ranking das coisas que você tem que fazer todos os dias, ele seria liderado por usar protetor solar e tirar a maquiagem antes de dormir. – Se a gente busca por uma pele saudável, é preciso protegê-la da radiação solar, responsável por manchas, envelhecimento precoce e problemas mais sérios como câncer – alerta Marcia.

Procure um que se adapte a você, assim não vai ser um suplício passar o produto todas as manhãs.

Fonte: Revista Donna/Zero Hora

Comments are closed.